terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Auto Esporte Clube

Pela primeira vez estou atendendo a um pedido que um leitor fez através do blog, é um pouco maior o desafio mas resolvi encarar. A pedido do Laércio a Quimera! apresenta o uniforme do Auto Esporte Clube, de João Pessoa - PB.

Pedi ao Laércio para me contar um pouco da história do clube, e compartilho aqui com vocês:
"Em 7 de setembro de 1936, motoristas dos carros de aluguel (hoje taxistas), que ficavam na Praça do Relógio, onde atualmente a população conhece por Ponto de Cem Réis, resolveram fundar o Auto Esporte Clube.

Nos primeiros anos, o Auto treinava nos campos localizados no centro da capital, o que foi dando popularidade ao clube, devido a isso, arrastou multidões aos estádios, e pouco a pouco, criando a sua originalidade que até hoje é conhecido como o Clube do Povo.

Dando início a sua galeria de troféus, o Clube do Povo em 1939 conquistou o seu primeiro campeonato paraibano. Isso deixou os torcedores empolgados, que novamente, só viram o Macaco Autino levantar a taça em 1956 e 58, tendo como grande destaque o atacante Alfredinho.


Já depois de um longo jejum, em 1987, a glória veio numa conquista após uma final no Almeidão, contra o Botafogo. O time do Auto de craques como Dagoberto, Vino, Isaías entre outros foi considerado o Formulo 1 do futebol paraibano. 3 anos depois, em 90, outra conquista e em 92, depois de uma partida quase perdida por 4x0 diante do Treze no Amigão, a prorrogação veio e o Autinho venceu por 1 x 0, com gol de Cristiano e festejou seu 6º título estadual.

Em 1992 o Auto foi 3° Colocado da Série C, conseguindo o acesso pra Série B, mas teve o direito de disputa tirado pela CBF, na Criação de um tal torneio seletivo para a B 1993."

Segundo ainda Laércio, o estatuto do clube prega que a camisa nº 1 deva ser listrada horizontalmente em vermelho e branco , o segundo uniforme deve ser branco com uma faixa diagonal vermelha, me foi pedido ainda um 3º uniforme, vermelho com detalhes em dourado. Seguindo a encomenda apresento agora os 3 uniformes que fiz para o "autinho".

Seguindo o estatuto e apostando na simplicidade o primeiro uniforme traz listras largas, com o número nas costas em preto.

(Clique na imagem para ampliar)

Para o segundo uniforme minha maior preocupação foi não fazer uma cópia do uniforme n]º2 que idealizei para o Internacional de Porto Alegre. O resultado final ficou, para mim, muito bonito e satisfatório. Além da linha diagonal principal os cantos da camisa dão a impressão de continuidade do listrado. Nas costas utilizei o formato do escudo para repousar o número. Nas mangas um detalhe novo, a linha dos ombros e da manga se cruzam, dando um certo estilo à camisa.

(Clique na imagem para ampliar)

A 3ª camisa ficou muito bonita também. Predominantemente vermelha, com linhas douradas realçando o contorno do corpo. O dourado se repete na gola e nos detalhes das mangas, além dos contornos do nome do jogador e do número. Na frente uma linha branca na altura do peito remete ao escudo do clube.

(Clique na imagem para ampliar)


Atualizado:

Quero agradecer a todos os torcedores do Auto Esporte que deixaram seus comentários aqui. E para mostrar minha gratidão com o reconhecimento do meu trabalho resolvi atender o pedido de Fabio e fazer um 4º uniforme para o Autinho, listrado na vertical. Como o uniforme 1 e o 3 tem predominância do vermelho fiz o 4º com predominância do branco. Espero que gostem desse também.


(Clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Especial Pernambucano 2009

Sábado começa o Campeonato Pernambucano 2009 e, aproveitando a oportunidade, a Quimera! apresenta um especial com os uniformes de todas as equipes do interior que vão disputar a Série A-1 do PE2009.

A grande dificuldade foi colocar os patrocínios, uma vez que não tendo se iniciado ainda o campeonato não há como saber quem serão os patrocinadores dos clubes para esta temporada. Procurei então os sites oficiais e as fotos mais recentes dos clubes para tentar utilizar os patronicadores mais próximos da realidade, sempre dando preferência aos patrocinadores da terra de cada time.

Vamos aos clubes!

Associação Desportiva Cabense

Por ordem alfabética, a 1ª equipe é a Cabense, do Cabo de Santo Agostinho.
Uitlizei as tradicionais listras verticais em azul e branco no 1º uniforme, o segundo uniforme é branco com uma ondulação azul na altura do peito que remete às praias da cidade.


(Clique nas imagens para ampliar)

Central Sport Club

A segunda equipe é o Central de Caruaru. Para o 1º uniforme da patativa trouxe de volta o tradicional listrado em preto e branco, com as mangas pretas com detalhes brancos. O segundo uniforme é branco com listras finas pretas.




(Clique nas imagens para ampliar)

Petrolina Social Futebol Clube

A 3ª equipe do interior é o Petrolina, do sertão do Estado. O uniforme é amarelo com detalhes em verde e vermelho - cores da cidade - nos ombros. O segundo uniforme é degradê saindo do vermelho até o verde, passando pelo amarelo, utilizando todas as cores da bandeira da cidade, dando uma idéia do calor do sertão e das águas do São Francisco.


(Clique nas imagens para ampliar)

Clube Atlético do Porto

A 4ª equipe é o Clube Atlético do Porto, também de Caruaru. A 1ª camisa é tricolor com predominância do azul e do preto, deixando a gola e os detalhes em branco. A segunda camisa é branca, com as listrinhas finas em preto e azul. As mangas vêm em azul, branco e preto.




(Clique nas imagens para ampliar)

Salgueiro Atlético Clube

A 5ª equipe é o Salgueiro, da cidade de mesmo nome. Em 2008 o Carcará do Sertão revezava o uniforme verde-limão com o vermelho, resolvi juntar os dois, meio a meio, no uniforme nº 1 para a temporada 2009. O segundo uniforme é branco com listras em disposição assimétrica em verde-limão e vermelho.




(Clique nas imagens para ampliar)

Serrano Futebol Clube

Utilizando mais ou menos o mesmo modelo da Cabense fiz os uniformes do Serrano, a 6ª equipe. O tigre de Serra Talhada tem como 1º uniforme o listrado vertical em amarelo e preto, e como segundo a camisa branco com ondulações em preto e amarelo.



(Clique nas imagens para ampliar)

Sete de Setembro Esporte Clube

A 7ª equipe do interior é o Sete de Setembro de Garanhuns. O uniforme 1 é listrado horizontalmente com linhas verdes e brancas, o segundo é branco com listras verdes e brancas nas mangas e finíssimas linhas verdes verticais no corpo.



(Clique nas imagens para ampliar)

Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas

A 8ª Equipe é a "estreante" (Acadêmica) Vitória. O time de Vitória de Santo Antão tem como cores o azul escuro e o grená, fazendo uma combinação bonita que foi utilizada no uniforme tricolor com listras verticais em azul, branco e grená. O segundo uniforme é predominantemente branco com listras azuis traçadas com grená.



(Clique nas imagens para ampliar)

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube

Por fim o Ypiranga de Santa Cruz de Capibaribe. O 1º uniforme da Máquina de Costura é listrado horizontalmente com listras curvas em azul e branco, nas mangas listras azuis hhe brancas de diferentes espessuras. O 2º uniforme é branco com duas linhas azuis na altura da barriga sob o escudo da cidade, no peito o escudo do clube.



(Clique nas imagens para ampliar)